A ação de Til ocorre na fazendadas Palmeiras, localizada na região de Campinas, no interior de São Paulo, e transcorre a partir de 1826. Trata-se de uma obra romântica e folhetinesca repleta de realizações (do amor, da mulher e das relações sociais) e pertence a fase regionalista de José de Alencar, justamente com o gaúcho, o sertanejo e o tronco de ipê. As personagens são arquétipos da sociedade brasileira do século 19: de um lado, os aristocratas, grandes latifundiários escravocratas e, de outro, os escravos e a gente humilde do Campo. Quase não a classe média.

Enredo
O livro é dividido em duas partes. A primeira mostra as personagens e as tramas. Aí que conhecemos Berta, protagonista e típico ar que o tipo de heroína romântica. O que mais se destaca é a contrariedade do comportamento de Berta (cujo apelido é Til): sempre movida por boas intenções, ela usa sua influência e bondade para manipular as outras personagens.
já na segunda, ao desembaraço das tramas apresentadas e suas relações. O cenário deixa de ter uma descrição objetiva e material para adquirir um significado mais objetivo, relacionado ao passado o culto das personagens. É aqui que acompanhamos Beta em sua descoberta sobre a morte de sua mãe. Em um final surpreendente, Berta abre mão da própria felicidade em prol das demais personagens.
O autor compara, assim, Berta com desabrochar de uma flor. No início, ela surge Bela, mas imatura; e, no fim do livro, a imagem da flor se repete, mostrando a "flor interior" cheia de caridade e abnegação. A protagonista sacrifica-se como toda heroína romântica para a paz e felicidade de todos. Ela faz com que Miguel e é linda fiquem juntos e se resignar a cuidar dos que mais sofrem, como usar a, Braz, Jão fera (a quem ela reconhece como seu verdadeiro pai).

Foco narrativo Toda obra contada em terceira pessoa, o narrador onisciente neutro, ou seja, ele conhece todos os personagens e planos das personagens e os revela ao leitor. A característica principal da uniciências é que o narrador descreve a narrativa da forma como ele a vê, e não como as suas personagens da vem. No entanto, não a intromissões autorais diretas (o autor falando com uma voz impessoal, na terceira pessoa, dentro do próprio romance).

Conexões
É interessante fazer uma leitura comparada entre Til e Memórias de um Sargento de Milícias. enquanto este foge do padrão de obra romântica Til apresenta um molde bem mais convencional. Berta, personagem principal, é uma típica heroína idealizado do romantismo, movida pelas emoções e sempre pronta para sacrificar em prol dos outros.

tempo o tempo que se desenvolve a trama é predominantemente psicológico. Ou seja, o romance não segue uma narrativa linear. Pelo contrário, o narrador tem a capacidade de manipular o tempo conforme as circunstâncias. Assim, eletempo o tempo que se desenvolve a trama é predominantemente psicológico. Ou seja, o romance não segue uma narrativa linear. Pelo contrário, o narrador tem a capacidade de manipular o tempo conforme as circunstâncias. Assim, eletanto pode retornar ao passado ou ir ao futuro sem obedecer às ordens do tempo cronológico.

Análise

Como obra regionalista, Til mostra a vida do caipira do interior de São Paulo do século 19, seu vocabulário e seus costumes e as diferenças sociais. Explora a marginalização dos personagens pobres, como Miguel (que para casar-se com linda vai estudar na capital fecha parenteses, e o ambiente das senzalas e seus conflitos.
O autor tenta caracterizar os grupos sociais detalhando aspectos culturais. a vivacidade da vida no campo e vem as festas e comemorações dos escravos e do povo rural-contrasta com abandono e a marginalização que sofrem. Apesar de Alencar defender a ideia de que o campo é propício para o desenvolvimento de uma cultura autêntica brasileira, ele sabe o que o futuro cdara nas cidades. Tanto que, no final de Til, todas as personagens vão embora, e Berta, quem sua bondade decidir ficar para amparar os marginalizados, resta sozinha.

Entrar no Santo de Casa é como estar realmente...na sua casa. Minha...
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no google
Google+
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Deixe um comentário

© 2019 Todos os Direitos Reservados
WhatsApp chat